terça-feira, 3 de maio de 2011

As atitudes e pensamentos idiotas de torcedores dos times do RJ



Para princípio de conversa: nem venham reclamar, já que estou impondo imparcialidade em minha redação:

Flamenguice

Flamenguice nada mais é do que a atitude dos torcedores correspondentes em relação à prepotência. Revelam sua mais latente e risível personalidade ao falarem de títulos, muitos deles conquistados de forma no mínimo ESCUSA, dando a entender que é interessante valer-se de desonestidade.
A segunda vertente é sobre número de torcedores. Têm a maior torcida do Brasil e, por isso, acham ter a maior do mundo. Gabam-se pela quantidade pois a qualidade é extremamente deprimente, desde os torcedores mais fanáticos presentes no estádio, que vaiam o time aos 15 minutos do primeiro tempo, até os torcedores (a maioria
de fato, de 60% para cima) que você só descobre que de fato são flamenguistas quando gritam "nós somos campeão" sem nem ao menos saber como foram! E isso provoca a terceira vertente, que é o caso de flamenguistas argumentarem com frases de "é o melhor" ou com inferiorizações aos times rivais sem ao menos olharem para os defeitos do próprio time ou histórico, uma perfeita conclusão sobre a escassez de senso crítico.



Vasquice

A vasquice é igualmente chata, mas com outros motivos. Um deles é se referir costumeiramente à torcida rubro-negra de molambos, sendo que grande parte dos torcedores do time cruzmaltino comporta-se da mesmíssima forma, igualando-se ou até tornando-se piores que seus maiores rivais.
Um outro motivo, menos grave, é o orgulho de ser o primeiro clube a aceitar negros no plantel. Será mesmo que havia tão poucas instituições futebolísticas no Brasil dos Anos 20 de modo a eles serem os PRIMEIRÕES? Que provas há? Vale lembrar aos vascaínos que o Fluminense FC tinha um jogador negro que tentou se disfarçar usando pó-de-arroz (por isso, mais tarde, o Tricolor recebeu essa alcunha) e, se de fato o Fluminense FC fosse racista, ele nem mesmo jogaria por lá.
O terceiro motivo, mais corriqueiro, é essa mania de acharem que o CR Flamengo é o único time a ser batido no mundo. Podem passar um campeonato inteiro sem ganhar de absolutamente ninguém, mas se ganharem do CR Flamengo, já se consideram campeões.



Botafoguice

A botafoguice entrou muito em evidência nos últimos anos. Inicialmente, o Botafogo FR havia sido prejudicado em algumas partidas decisivas. Desde então, qualquer arremesso lateral no meio de campo revertido já é motivo para reclamarem de arbitragem. O plantel, por muitas vezes patético, e por suas lamentáveis apresentações, é o que realmente justifica as más campanhas do Botafogo, mas botafoguenses se afugentam sob o argumento de arbitragem constantemente.
A outra coisa chata em torcedores do Botafogo FR é a busca incessante na ideologia de "serem melhores que o Fluminense FC e seus torcedores". Para isso, os torcedores alvinegros inventam lendas de que "Fluminense perdeu para o time de bombeiros" ou de que "Fluminense levou gol do Cazé Peçanha num amistoso contra o time da MTV", totalmente sem senso de ridículo em inventarem historinhas.
Ainda de encontro a torcedores tricolores, os botafoguenses assinam o título de viúvas do Garrincha. Por Garrincha ter sido considerado o segundo maior futebolista do Brasil e maior ídolo do Botafogo FR, botafoguenses atacam tricolores alegando que o Fluminense FC não possui ídolos, como se APENAS O MAIOR pudesse ser configurado como um, não podendo, pois, venerar a vários ídolos, como tricolores o fazem.



Tricolice

Este que vos fala é tricolor. Mas nem por isso vai omitir as várias babaquices ocorridas entre os torcedores do Fluminense FC. A torcida é muito bonita, promove espetáculos, mas vive se gabando de que apoia nos 90 minutos, quando não é verdade. Nesse sentido, ela é quase igual às outras torcidas.
Uma característica em particular dessa torcida é sua maioria viver sonhando com declarações utópicas, anacrônicas e desconexas de Nelson Rodrigues, tricolor fanático já falecido. Muitos tricolores falam de Nelson Rodrigues como se ele fosse DEUS.
Um outro tema é a impaciência de torcedor, que xinga um jogador hoje e amanhã o considera "craque do time" quando o mesmo atua de forma SEMELHANTE nas duas referidas partidas.
Os torcedores tricolores aporrinham também porque, só por irem ao estádio, veem-se no direito de achar que os torcedores do tipo "corneteiros" não devam ir, como se eles pagassem as contas desses corneteiros.
Uma última referência é sobre títulos. Costumam "descontar" os títulos conquistados pelo CR Flamengo (sem entrar no mérito de como foram conquistados). Costumam considerar os títulos menos expressivos do Fluminense FC como se fossem torneios intergalácticos e desconsiderar títulos mais expressivos de outros times, inclusive fora do RJ, como se fossem meros torneios de par-ou-ímpar contra o espelho.